Direito é o Veículo da Justiça
- barbosafred
- 28 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Nenhuma lei pode ser contrária à Constituição Federal.
Nenhuma norma pode se sobrepor à Constituição.
A Constituição Federal se encontra no ramo do direito público, sendo a mãe de todas as normas e regula as relações sociais em sentido sociológico, político e jurídico.
O Constitucionalismo racionaliza a estrutura do Estado e limita seus poderes, valorizando e garantindo a liberdade individual, a dignidade humana e a igualdade de direitos como princípios fundamentais.
A essas garantias constitucionais daremos o nome de poder constituinte, porque o seu exercício se dá através de um processo democrático que tem como titular e detentor legítimo desse poder, o povo. Esse poder é exercido indiretamente através de representantes eleito através de sufrágio (voto).
As garantias individuais são consideradas Cláusulas Pétreas. Cláusula Pétrea é um termo que se refere a um dispositivo constitucional que impede a alteração de uma cláusula ou lei constitucional mesmo que seja por Proposta de Emenda à Constituição (PEC) impondo assim limitações materiais ao poder de reforma da constituição.
A cláusula Pétrea de maior relevância em nosso sistema jurídico é o 5º Artigo que possui 78 incisos que versam sobre a igualdade de direitos e obrigações.
Entre as garantias expressas estão:
- A igualdade de direitos e obrigações
- A livre manifestação de pensamento
- A inviolabilidade da intimidade: honra, vida privada, imagem.
- A liberdade de consciência e de crença.
E tipifica a prática de racismo como crime inafiançável e imprescritível.
O Artigo quinto da Constituição Federal Brasileira é um amplo catálogo de Direitos e Garantias fundamentais do cidadão, do indivíduo, da coletividade e do povo brasileiro.
(...)
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
(...)
A constituição é atemporal, o que significa dizer que garante o direito à vida!










Comentários